segunda-feira, 11 de abril de 2011

Mapas e Indicadores

Abaixo o link de uma fonte de informações importante de Campo Grande - MS:


http://www.pmcg.ms.gov.br/SISGRAN/
 

Rhuan Enciso

Diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa.

  • Uma vez definido o tema da pesquisa, deve-se escolher entre realizar uma pesquisa qualitativa ou uma quantitativa. Uma não substitui a outra: elas se complementam.
  • As pesquisas qualitativas têm caráter exploratório: estimulam os entrevistados a pensar e falar livremente sobre algum tema,objeto ou conceito. Elas fazem emergir aspectos subjetivos, atingem motivações não explícitas, ou mesmo não conscientes,de forma espontânea.
  • As pesquisas quantitativas são mais adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam instrumentos padronizados (questionários). São utilizados quando se sabe exatamente o que deveser perguntado para atingir os objetivos da pesquisa. Permitem que se realizem projções para a população representada. Elas testam, de forma precisa, as hipóteses levantadas para a pesquisa e fornecem índices que podem ser comparados com outros.
Amostra:
  • Qualitativa - não há preocupação em projetar resultados para a população. O número de entrevistados geralmente é pequeno.
  • Quantitativa - exige um número maior de entrevistados para garantir maior precisão nos resultados, que serão projetados para a população representada.
Questionário:
  • Qualitativa - normalmente as informações são coletadas por meio de um roteiro. As opininiões dos participantes são gravadas e posteriormente analisadas,
  • Quantitativas - as informações são colhidas por meio de um questionario estruturado com perguntas claras e objetivas. Isto garante a uniformidade de entendimento dos entrevistados.
Entrevista:
  • Qualitativa - são realizadas por meio de entrevistas em profundidade ou de discussões em grupo. Para as discussões em grupo, as pessoas( em média 8 ) são convidadas para um bate- papo realizado em salas especiais com circuito de gravação em áudio e vídeo. Nas entrevistas em profundidade, é feito o pré-agendamento do entrevistado e a sua aplicação é individual, em local reservado. Este procedimento garante a concentração do respondente.
  • Quantitativa - o entrevistador identifica as pessoas a serem entrevistads por meio de critérios previamente definidos: por sexo, por idade, por ramo de atividade, por localização geográfica etc. As entrevistas não exigem um local previamente ou em pontos de fluxo de pessoas. O importante é que sejam aplicadas individualmente e sigam as regras de seleção da amostra.
Relatório:
  • Qualitativa - as informações colhidas na abordagem qualitativa são analizadas de acordo com o roteiro aplicado e registradas em relatório, destacando opiniões, comentario e frases mais relevantes que surgiram.
  • Quantitativa - o relatório da pesquisa quantitativa, além das interpretações e conclusões, deve mostar tabelas de percentuais e gráficos.

De maneira sucinta, em pesquisas qualitativas o importante é o que se fala sobre um tema, enquanto que em pesquisas quantitativas o importante é quantas vezes é falado .

Referências

Pesuisa Qualitativa http://www.pesquisaquantitativa.com.br/pesquisa-quantitativa.htm

Como fazer pesquisa de opinião na escola http://www.ipm.org.br/ne_man_conh php?opm=3&ctd=3


KATIA VIVIANE DA SILVA
GRADUANDA EM CIÊNCIAS SOCIAIS - UFMS
ESTAGIÁRIA DO PROJETO INTERCIÊNCIAS - UFMS

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Segunda parte do projeto do PIBIC Jr.


Bom Dia!Como vocês estão, turma nota Dez.?
Estou aqui para lhes informar que já estamos na segunda parte do projeto dos Alunos do PIBIC Jr. Nossa turma já se encontra no levantamento dos dados de suas respectivas pesquisas.
Ana Letícia, Flavia, Sara e Matheus estão se empenhando muito para responder suas Hipóteses. Esperamos que a cada passo dado vocês encontrem mais gosto pelo trabalho científico, pois esta etapa em que estamos, coleta de dados, não é nada fácil, mas todos estamos aqui para ajudá-los e para aprendermos cada hora mais.
Continuem assim Jovens pesquisadores


KATIA VIVIANE DA SILVA
GRADUANDA EM CIÊNCIAS SOCIAIS - UFMS
ESTAGIARIA DO PRJETO INTERCIÊNCIA - UFMS

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Correção projeto!


Olá! Estou aqui para informar o novo titulo do meu projeto! ''Diagnóstico dos meios de comunicação utilizados por estudantes de algumas escolas publicas e particulares de Campo Grande MS do 9° ano do ensino fundamental.''.
Bom, meu projeto está em andamento, está no comecinho ainda, mais já está claro, mais pra frente irei postar mais noticias sobre o projeto. Até mais.

Ana Letícia Figueredo
Pibic-Jr

terça-feira, 5 de abril de 2011

Conhecendo um pouco sobre o PIBIC Jr.

O programa PIBIC Jr. Tem o objetivo de proporcionar à juventude a construção de seu futuro, incentivando as potencialidades pessoais e a aproximação com o meio acadêmico através do contato com professores e acadêmicos das universidades do Brasil.
Através da Iniciação Científica Júnior – O PIBIC Jr. prioriza estudantes da rede pública de ensino, a desperta a vocação científica.
Os estudantes selecionados recebem, durante um ano, uma bolsa no valor de R$ 100,00 (cem reais), período no qual desenvolvem uma pesquisa científica, sob a orientação de um pesquisador - orientador.
A responsabilidade dos Jovens é desenvolver as atividades do plano de trabalho da pesquisa com dedicação, e cumprir uma carga horária de no mínimo oito horas semanais, sob a orientação do Professor/Orientador

KATIA VIVIANE DA SILVA
GRADUANDA EM CIÊNCIAS SOCIAIS - UFMS
ESTAGIARIA DO INTERCIÊNCIAS - UFMS

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Apresentação!

Bom dia!!! Eu sou a Aretusa, tenho vinte anos, sou de Rondônia e vim parar aqui em Campo Grande especialmente para estudar. Estou cursando o terceiro ano de Psicologia. Para quem não sabe Psicologia é a ciência responsável pelo estudo da mente e comportamento humano, é bastante interessante..eu adoro!
Comecei a estagiar aqui no Projeto Interciências mês passado, quem me auxilia também é o Prof. Ivo.
Faço estágio no período matutino. No período vespertino, tenho aulas quase todos os dias.
Estou bastante feliz com a oportunidade, acredito que será muito enriquecedora.. o que está me matando mesmo é acordar tão cedo todos os dias!!! Mas a gente se acostuma com tudo, não é mesmo?!

Essa sou eu:


Beijão em todos e bom comecinho de semana!! ;)